6 equipamentos de áudio que você precisa ter para um bom som

Close em uma pessoa operando uma mesa de som
4 minutos para ler

Os equipamentos de áudio são fundamentais para que você consiga transmitir todo o seu talento e a qualidade do seu trabalho. Escolher e ter os aparelhos corretos a sua disposição é essencial para a percepção do que você quiser tocar.

Com a ajuda de alguns itens dessa lista você poderá dar um grande salto em sua carreira ou hobby e tirar muito mais proveito de seus instrumentos e estudos. Então, acompanhe nossa lista com alguns dos itens mais importantes em equipamentos de som e como conectá-los!

1. Interface de áudio

A interface de áudio tem a função de digitalizar o sinal de instrumentos e microfones para que eles sejam capturados e manipulados. Sua conexão é feita da seguinte maneira: conecte seu instrumento ou microfone à interface por meio de cabo P10, XLR, MIDI ou USB, dependendo do modelo e marca de seu equipamento, e conecte a interface ao seu computador.

Na hora de escolher, você deve considerar se o número de entradas que ela possui será suficiente para atender a sua demanda e se a conexão de saída é compatível com o seu computador.

2. Mesa de som

Em uma mesa de som é possível mixar, misturar e otimizar diversos canais. Depois ela possibilita que você dê saída nesse sinal mixado para uma caixa de som, por exemplo. Além de verificar a compatibilidade com seus outros equipamentos, você deve ficar atento à presença ou não de amplificação.

Sua conexão acontece de forma similar às das interfaces, com adição de entradas RCA e possibilidade de conexão com caixas acústicas ativas ou passivas.

Antes de escolher, estude suas necessidades e saiba exatamente o que não pode faltar.

3. Fone de ouvido

Esse é, certamente, um dos itens mais importantes e que não podem ser subestimados. Em quase todas as situações ele terá um papel definitivo. Um bom fone de ouvido, além de potência, tem uma boa ergonomia. Assim, ele gera incômodos durante seu uso prolongado. Outra qualidade indispensável é oferecer um bom isolamento, impedindo que o som do ambiente atrapalhe sua experiência.

Os fones de ouvido podem ser conectados diretamente a sua estação de trabalho, interface ou mesa de som, abrindo a possibilidade, também, para o uso de amplificadores de fone de ouvido, que distribuem o sinal da mesa de som para mais de um integrante de uma banda, por exemplo. Já fones com conexão Bluetooth dispensam quais quer tipos de cabos.

4. Microfone

O microfone transforma as ondas sonoras em sinais elétricos por meio de indução magnética. A boa captação sonora de vozes e instrumentos depende totalmente da qualidade dele. Mais uma vez, é muito importante que você escolha o tipo certo para captar com qualidade e aproveitar o potencial dos equipamentos. Escolha aquele que melhor se adaptar ao seu uso mais frequente.

Para conectá-lo é simples: diretamente na mesa de som ou interface de áudio. Em caso de sistemas sem fio, o processo é o mesmo, porém utilizando um receptor.

5. Monitor de áudio

Conectados também à interface, os monitores de áudio são utilizados para que seja possível escutar com clareza o sinal digital sonoro. São semelhantes às caixas de som mas têm amplificadores melhores e entregam um sinal de saída mais flat (sem interferências). Isso acontece para que a referência seja o mais próxima possível do que será gravado ou transmitido para as caixas.

6. Caixa de som

As caixas de som são a ponta da lança. É por meio delas que você compartilha seu som com as outras pessoas. De nada adiantarão os acertos na escolha dos outros equipamentos se houver uma falha aqui. Opte por marcas conhecidas e que sejam referência. Escolha aquela que tem a potência que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.

Tenha certeza de não exagerar nem deixar de fora características importantes. Prefira ter uma variedade maior de equipamentos a poucos deles com características exageradas.

Em nossa página, você encontra diversos tipos de equipamento de áudio, com excelentes preços, além de muitas outras dicas do universo sonoro!

Deixe um comentário