Confira 9 melhores acessórios para instrumentos musicais

5 minutos para ler

Quando você investe em um instrumento musical, vale a pena pesquisar e considerar alguns acessórios para acompanhar a compra ou ir adquirindo aos poucos. Não que os acessórios para instrumentos musicais sejam indispensáveis, mas o resultado do som, certamente, vai ficar muito melhor com o auxílio deles.

Entretanto, não se trata apenas do som em si: a tocabilidade e, até mesmo, a manutenção dos instrumentos são favorecidos com os itens certos. Portanto, essa é uma dica que serve tanto para os músicos iniciantes quanto para os mais experientes. Faça o teste, experimente alguns dos acessórios que vamos mostrar agora e veja a diferença!

1. Afinador

Afinador Clip Em Um Headstock

Instrumentos de corda contam com bastante variedade de acessórios para ressaltar ainda mais o som e melhorar a vida do músico. O afinador, por exemplo, é bastante prático para auxiliar a afinação, garantindo muita precisão.

Esse item é fabricado em uma grande diversidade de formas e tamanhos. Se você gosta de pedais, pode optar por colocar um afinador em seu pedalboard. Se quer algo mais simples, sem cabos, o ideal é o tipo clip, posicionado no headstock, podendo facilmente ser levado para qualquer lugar.

Mas atenção: é preciso escolher o afinador de acordo com o seu instrumento, pois existem parâmetros diferentes para cada um.

2. Cabo

Cabo P10

Como você já sabe, os cabos são tão essenciais para os instrumentos elétricos ou eletroacústicos que não deveriam ser considerados acessórios — mas, sim, parte do instrumento. Afinal, eles têm a função de transmitir o som direto para o amplificador e existem diversas opções no mercado.

Por isso, vale a pena ficar de olho não apenas no preço, mas principalmente na qualidade do produto, já que o cabo é um item que você vai usar bastante e que precisa ser durável.

3. Encordoador

Encordoador

Trocar as cordas pode tomar bastante tempo sem ajuda de acessórios — e, às vezes, poucos minutos antes de uma apresentação, você precisa ser o mais eficiente possível. Nessas horas, é bom ter por perto um encordoador.

Trata-se de uma ferramenta que facilita a troca do encordoamento (tanto para tirar as antigas quanto colocar as novas).

Os mais simples são pequenas peças de plástico que, quando posicionadas nas tarraxas facilitam o giro para apertar ou soltar as cordas. Alguns ainda vem com a função de chave removedora de pinos, até mesmo alicates, o que acelera ainda mais o processo.

Mais eficazes ainda, existem os encordoadores elétricos. Similares a uma furadeira, basta apertar um botão e assistir a mágica acontecer.

4. Palheta

Palhetas

Existem diversos tipos de palhetas no mercado, feitas para se adaptarem não somente aos diferentes perfis de músicos como também de instrumentos. A palheta do violão, por exemplo, costuma ser mais fina do que a da guitarra que, por sua vez, tende a ser mais fina que a de um contrabaixo.

Mas por que investir nesse acessório? A resposta vai além da proteção dos dedos. Na verdade, as notas têm um timbre diferente quando são tocados com a palheta e com os dedos, mudando, também, os níveis de agilidade que podem ser alcançados.

5. Suporte

Suporte para 3 instrumentos

Suportes possuem duas grandes vantagens. A primeira, decorar o espaço em que são posicionados. Um belo instrumento na parede ou perto dos móveis dão um toque especial ao ambiente.

Em segundo lugar, facilitam muito a prática. Se você tiver apenas que tirar seu instrumento do suporte, com certeza tocará mais do que quando é necessário tirar todos os equipamentos das caixas.

6. Cases e bags

Soft Case Gibson

Em contrapartida, instrumentos expostos à mudança de temperatura e poeira correm o risco de terem sua vida útil reduzida. Quando melhor forem as cases e bags, mais protegido seu equipamento está contra quedas e arranhões.

Se você é alguém que gosta muito de viajar e fazer um som, então esses dois acessórios são insdispensáveis!

7. Correias

Correia

Mesmo que você não seja um astro do rock ou do sertanejo, isso não significa que você é obrigado a tocar apenas sentado!

Pelo contrário, a prática de um instrumento, como se você estivesse em uma apresentação pode trazer muitos benefícios às suas habilidades. Adicionando essa rotina de práticas, você sai da sua zona de conforto e experimenta diferentes posições das mãos e de postura.

8. Strap lock

Strap Lock

Complementar à correia, o strap lock nada mais é que um fixador dela ao seu instrumento.

Não há nada pior do que estar tocando de pé e sentir sua guitarra cair em queda livre. Quem já passou por isso sabe a importância desse acessório. Além disso por diminuir a pressão exercida na correia, ela dura por muito mais tempo.

Com certeza, vale o investimento!

9. Cuidados e limpeza

Kit Limpeza

De quanto em quanto tempo você limpa seu equipamento? A sujeira do dia a dia estraga o instrumento e prejudica sua tocabilidade. Além disso, quem não gosta de ter sempre tudo limpinho?!

Para isso, o mercado oferece inúmeras opções de produtos específicos para pinturas de instrumentos, encordoamentos e madeiras. A flanela certa também ajuda na proteção contra riscos.

Como você viu, os acessórios para instrumentos musicais são essenciais para quem quer tirar o melhor som e também ter mais praticidade no dia a dia. A BHGuitar é especialista em instrumentos e tem uma loja on-line onde você pode comprar os seus acessórios e instrumentos com segurança e os melhores preços.

Então, aproveite agora para acessar o site e conhecer o nosso trabalho!

Você também pode gostar

Deixe um comentário