Saiba para que serve o breu do violino!

Breu Violino
4 minutos para ler

Se você toca algum instrumento de corda que precisa de arco, é muito importante saber o que é breu e qual a sua funcionalidade. Trata-se de uma resina natural que interfere diretamente no som obtido quando se toca o arco nas cordas, por isso, é fundamental entender como usar o produto da melhor forma.

O que muitos não sabem é que o breu também é usado para outros objetivos, por exemplo, em sapatilhas de bailarinas para evitar que escorreguem e, também, em alguns tratamentos fitoterápicos, pois ele tem um enorme potencial de aderência.

Pensando nisso, preparamos este post, explicando para que serve o breu no violino e qual a importância de utilizá-lo no instrumento. Confira a seguir!

Afinal, para que serve o breu no violino?

O breu é uma resina natural refinada, geralmente extraída da secreção de algumas plantas, como árvores aromáticas, pinheiros e almécegas. No caso do violino, sua maior função é ajudar no manuseio do arco e na emissão do som no instrumento musical.

O produto consegue deixar a crina do arco do violino com maior aderência às cordas, o que faz com que elas sejam puxadas na direção do movimento feito pela pessoa. Quando o instrumento é tocado com o arco sem breu, ele não emite nenhum tipo de som.

No âmbito musical, o breu é fundamental para gerar atrito, sendo bastante recomendado para violino, violoncelo, contrabaixo acústico e viola. Ainda, é possível encontrar uma série de opções de breu no mercado, que apresentam composições, substâncias e cores variadas.

Como escolher o breu ideal para o instrumento?

Antes de optar por um breu para passar no violino, é fundamental prestar atenção às especificações do produto, se ele é adaptado para algum tipo determinado de corda e, ainda, se existe recomendação de utilização em relação ao clima.

Nesse sentido, é preciso ter em mente que a qualidade do item escolhido pode fazer toda a diferença no resultado obtido ao tocar o instrumento. Para isso, listaremos agora algumas dicas que os músicos devem se atentar para usar o breu da melhor.

Impactos no som do instrumento

O breu proporciona maior limpeza e precisão no som, além de evitar que o arco gere ruídos indesejáveis. Por conta das cordas serem um fator essencial, o produto deve ser usado, ao menos, uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da pessoa, o que pode variar conforme o tempo de utilização do instrumento.

Utilização do breu no arco

A aplicação do breu deve começar na região do talão do arco, passando por toda a sua extensão e indo em direção à ponta. A maneira mais adequada de fazer isso é segurar o breu com uma das mãos e o arco com a outra, fazendo com que o arco seja friccionado na resina adequadamente. O ideal é que a resina seja aplicada uniformemente em todas as partes da crina.

As cores dos diferentes tipos de breu

É natural que o breu apresente diferentes colorações, com tons claros, médios e escuros. As cores estão relacionadas à resistência do material à umidade, ou seja, em regiões secas e frias são utilizados breus mais claros, enquanto os com tonalidade média são indicados para locais de clima moderado. Os mais escuros são ideais para ares mais instáveis, como o litoral, que apresenta maior variação de temperatura.

Agora que você já sabe para que serve o breu no violino, fique atento às especificações do produto e busque pelas melhores opções disponíveis no mercado musical. Assim, será possível manusear melhor o instrumento e produzir sons cada vez mais bonitos e harmônicos.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com a BHGuitar agora mesmo para conhecer todos os nossos serviços!

Clique para produtos relacionadosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário