Quando investir em uma caixa 4×12 vale a pena?
Uma dúvida que muitos guitarristas e baixistas apresentam é se adquirir uma caixa 4×12 vale a pena. Ter um equipamento de som de qualidade influencia bastante no momento de criar as composições musicais. Por isso, o ideal é que a caixa acústica seja eficiente e, o mais importante, que se encaixe em seu estilo de tocar.
A caixa 4×12 é mais adequada para apresentações ao vivo e ensaios, principalmente quando o seu baterista estiver presente.
Ainda, essa configuração de caixa é considerada por muitos músicos como a campeã em termos de qualidade de timbre.
Mas, e aí? Dá pra ter tudo isso e ainda estudar e praticar em casa sem incomodar a família e os vizinhos?
Acompanhe a seguir e confira se investir em uma caixa 4×12 vale a pena!
Quais são as principais características da caixa 4×12?
A caixa 4×12 é comumente utilizada em instrumentos elétricos, como a guitarra e o baixo. De forma geral, elas apresentam uma excelente projeção de som e frequências mais altas.
O design da caixa também contribui para a melhora do som como um todo, pois oferece mais espaço para o deslocamento de ar provocado pelos alto-falantes.
Esse tipo de caixa é ideal para músicos que se apresentam ao vivo, ensaiam com uma banda completa ou realizam gravações em estúdio com frequência. Isso porque você só consegue extrair todo o potencial e diferencial desse equipamento em volumes altos.
Em gravações em estúdios, ter 4 falantes à sua disposição multiplica suas possibilidades de posicionamento de microfones. Em uma mesma caixa, você pode utilizar 4 posições e 4 tipos de microfone simultaneamente.
Investir na caixa 4×12 vale a pena?
No momento de investir em um amplificador, o músico deve levar em consideração alguns fatores. O primeiro deles é em relação ao uso e a funcionalidade que a caixa terá em seu dia a dia. Outro ponto é considerar o efeito e a potência que você deseja alcançar.
Devido à amplitude do som emitido pelo equipamento, também é fundamental avaliar se os seus vizinhos se incomodarão com o volume da caixa.
Dependendo da potência do seu cabeçote, o volume no 3 já é incômodo aos outros.
É muito importante verificar se o seu amplificador possui controle de volume e ganho separados. Caso contrário, se você quiser um som saturado, vai sempre precisar trabalhar em volumes elevados.
Gabinetes com configurações como 1×4, 1×8, 1×10 e 1×12, podem ser mais adequadas a depender do seu uso. Mesmo em tamanhos reduzidos, essas caixas também oferecem uma excelente acústica e potência, mas não são capazes de substituir a caixa 4×12 em apresentações ao vivo de grande porte, por exemplo.
Então, investir em uma caixa 4×12 vale a pena e é possível utilizá-la em um apartamento em volumes bem baixos. No entanto, antes de adquiri-la, é fundamental avaliar a real necessidade de um equipamento desse porte. Isso dará a você mais segurança e garantia em sua compra, e a certeza de que fez uma boa escolha.
Gostou do conteúdo? Se você está em busca de um amplificador de qualidade para as suas composições, aproveite e confira agora mesmo o site da BHGuitar antes de tomar a sua decisão. Temos uma série de opções de caixas e de equipamentos que farão toda a diferença em suas produções musicais!