Como comprar um ukulele: 4 dicas para você não errar ao escolher o seu!

4 minutos para ler

Encontrar um instrumento de qualidade pode parecer uma missão simples. Entretanto, é necessário sempre pesquisar a melhor opção em cada caso. Por exemplo, você sabe como comprar um ukulele?

A variedade de modelos e o material de fabricação são aspectos que dificultam a escolha, mas que precisam ser considerados. O investimento deve ser acertado, já que o instrumento vai acompanhá-lo por um bom tempo. Portanto, vale a pena se dedicar para encontrar o melhor.

Neste artigo, trazemos 4 dicas sobre o que você precisa analisar ao comprar o seu ukulele, para não errar na escolha e se animar ainda mais para aprender a tocar. Confira nossas sugestões!

1. Madeira

A madeira é responsável pela projeção do som dos instrumentos, sendo que as mais utilizadas são maciças ou laminadas. Uma das opções mais utilizadas é o mogno, que produz um som bem equilibrado, que se adequa a diferentes estilos musicais. Outra alternativa é a sapele, que costuma ter uma qualidade diferente e um preço mais acessível.

A madeira jacarandá é comumente utilizada no braço e laterais dos instrumentos musicais. Quando utilizada no corpo do ukulele, oferece uma projeção de som mais encorpada que ressoa os graves do instrumento.

2. Acabamento

Outro ponto que precisa ser considerado é o acabamento. Algumas marcas tem detalhes como frisos, rosetas e outras diferenças, sendo importante verificar quais são do seu interesse e o preço de cada instrumento.

As tarraxas também devem ser consideradas, pois são as peças responsáveis por esticar as cordas do corpo ao braço do ukulele e mantê-las afinadas. O tipo de tarraxa mais comum encontrado nos instrumentos é a engrenagem aberta, em que o mecanismo fica exposto. Outro modelo é o de tarraxas blindadas, em que o mecanismo fica totalmente selado, sem o risco de interferências causadas por sujeiras e outras impurezas.

3. Tamanho

Existem três tamanhos principais de ukulele: soprano, concert e tenor. É importante ressaltar que não há um tamanho ideal, o interessante é encontrar o que atende melhor às suas necessidades. Para facilitar, elencamos as principais características de cada um:

Soprano

É o menor dos modelos. Além de ser tradicional, está em primeiro lugar nos quesitos preço e praticidade. Por ter um tamanho reduzido, é o mais indicado para crianças e funciona muito bem como primeiro instrumento.

Concert

Ukulele Concert

Corresponde ao tamanho médio e é o campeão de vendas. Suas proporções atendem a um amplo campo de necessidades por não ser nem muito pequeno nem muito grande , além de conservar a imagem de um instrumento havaiano compacto.

Tenor

Ukulele Tenor

Entre os tamanhos tradicionais, é o maior. Pode ser uma boa escolha para quem faz apresentações ao vivo, por emitir um som mais alto que os demais ou mesmo para quem considera os outros dois modelos muito pequenos e desconfortáveis, com pouco espaço para as mãos.

4. Diferença de timbres

Tamanhos diferentes proporcionam timbres diferentes. Os ukuleles tenor e concert costumam ter sons mais ressonantes, por serem maiores. Além disso, esses dois modelos também produzem sons geralmente mais graves.

Por outro lado, o som levemente mais baixo dos modelos soprano não significa falta de qualidade. Na verdade, por serem menores, têm um timbre mais leve que os outros modelos. Ainda existe a opção dos ukuleles elétricos, que são conectados por meio de um cabo a uma caixa de som. Nesse caso, procure saber se a marca do instrumento é reconhecida no mercado por utilizar boas captações de som.

Enfim, a escolha do produto ideal contribui para que você possa utilizá-lo de modo satisfatório, aproveitando a sonoridade que o instrumento oferece.

Essas são algumas dicas de como comprar um ukulele de qualidade. Ao segui-las, você certamente garantirá um aprendizado eficiente e aumentará sua motivação para os estudos.

Gostou das dicas? Então aproveite para entrar em contato conosco e encontrar o instrumento ideal para você!

Clique para produtos relacionadosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário