5 dicas sobre como comprar um teclado corretamente

Pessoa tocando teclado
4 minutos para ler

Seja qual for o seu nível musical ou seus objetivos no mundo da música, um instrumento com qualidade e eficiência é sempre uma grande ajuda para que você consiga produzir um bom som. Logo, saber como comprar um teclado corretamente é essencial se esse for o instrumento do seu interesse!

Existem diversos tipos de teclado, que entregam sons e resultados diferentes. Por isso, é preciso analisar quais são suas necessidades e encontrar a opção que seja mais adequada, garantindo que você não se fruste com o modelo escolhido.

Quer saber como acertar na escolha de um teclado? Então, continue lendo este post e confira 4 dicas relevantes!

1. Confira a sensibilidade ao toque

A sensibilidade ao toque é uma característica exclusiva de instrumentos elétricos e digitais, pois é uma simulação à sensibilidade natural dos pianos acústicos. Ela permite que as notas respondam com mais ou menos volume e intensidade de acordo com a pressão e força feitas nas teclas.

Essa característica garante que o instrumentista consiga aplicar dinâmica enquanto toca, alcançando maiores níveis de expressão. Sendo assim, sempre dê preferência a instrumentos com essa característica. Apesar de tão importante, nem todos os modelos entregam esse recurso.

2. Verifique o número de teclas

Existem teclados de diferentes tamanhos, sendo esse um fator determinante para a sua escolha. A grande maioria dos pianos acústicos atuais têm 88 teclas, do Lá ao Dó (sete oitavas e uma terça menor). Embora existam teclados com o mesmo número de teclas, eles acabam se tornando pouco práticos e difíceis de transportar. Assim, o tamanho médio, de 5 oitavas e 61 teclas é comumente indicado para a maioria dos tecladistas, pois é possível explorar uma grande variedade de timbres em um equipamento mais compacto. Mas, se o seu objetivo é encontrar o instrumento mais prático possível, o mercado oferece várias opções de 49 teclas.

3. Teclado arranjador X Teclado controlador

Teclados arranjadores possuem caixas de som adaptadas ao próprio equipamento, eliminando a necessidade de conectá-los a outros aparelhos, tornando-os os mais indicados para iniciantes. Além dessa característica essencial, esse tipo de teclado acompanha padrões musicais compostos por outros instrumentos, como baterias, contrabaixos e guitarras, que funcionam como acompanhamentos na falta de uma banda.

Já os teclados controladores dependem de softwares e caixas de som externas. Muito utilizados por produtores musicais e gravações em estúdio, embora exijam um número maior de equipamentos, também possibilitam uma variedade maior de timbres e emulações, dependendo dos programas utilizados.

4. Pesquise sobre a marca do instrumento

Outro ponto interessante é pesquisar sobre a marca fabricante, pois esse é um indício da qualidade do instrumento. Além das tradicionais Yamaha, Casio e Roland, marcas como Nektar, M-Audio e Behringer oferecem produtos com muita qualidade e boa variedade de modelos.

Então, tome cuidado com marcas desconhecidas no mercado que ofereçam produtos com um preço muito abaixo do que é praticado. É possível que o instrumento não entregue as especificações que você precisa, atrapalhando sua experiência musical.

5. Tipos de entrada

As entradas do teclado também precisam ser verificadas, porque oferecem recursos importantes para o músico. Uma das principais é destinada ao pedal de sustain, que simula essa mesma ferramenta presente em pianos acústicos.

Como a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, também é necessário verificar a presença de entradas MIDI e USB. Elas permitem a gravação de músicas, alteração no timbre do instrumento e integração a outros dispositivos, como computador, tablets etc.

Então, acabamos de trazer, para você, algumas dicas sobre como comprar um teclado de forma correta. Mas, suas necessidades é que o direcionarão para essa decisão, sendo muito importante encontrar uma alternativa que ofereça os recursos desejados. Nós, da BHGuitar, trazemos diversas opções para quem está procurando esse tipo de instrumento, com marcas de qualidade e bom preço.

Quer encontrar o teclado ideal para você? Então, não perca tempo! Acesse nossa página e conheça os principais modelos disponíveis!

Você também pode gostar

Deixe um comentário