Veja como comprar uma escaleta e o que levar em consideração

4 minutos para ler

Você conhece a escaleta? Esse interessante instrumento é ideal para quem está no início dos estudos musicais e deseja criar diferentes tipos de composições. Além disso, a escaleta é prática e versátil, pois pode ser transportada com facilidade.

Atualmente, é possível encontrar diversos modelos no mercado, e o preço pode variar de acordo com a marca. Geralmente, o valor é acessível, mas é importante escolher por uma escaleta sempre considerando a finalidade para qual você a procura.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, acompanhe o post a seguir e conheça algumas dicas para saber como comprar uma escaleta da melhor forma. Confira!

O que é a escaleta?

Escaleta

A escaleta é um instrumento musical de sopro em que o som é produzido por meio do movimento respiratório, ao expirar e inspirar. A escaleta, geralmente, tem entre 32 ou 37 teclas e é acompanhada por uma mangueira acoplada, com a boquilha para que o músico tenha uma boa articulação ao tocar.

O som emitido tem alto volume e é semelhante ao de um acordeon. O instrumento recebeu esse nome por ter uma forma de tocar em escalas. Sendo que, a escala vai de um som mais grave para um mais agudo, ou do mais agudo para o mais grave.

Por isso, a escaleta é excelente para criar sequências e é utilizada em diferentes ritmos, como o reggae e o rock alternativo, ou também em fanfarras e apresentações musicais combinadas com outros instrumentos de sopro.

Afinal, como comprar uma escaleta?

Mesmo que você deseje comprar o instrumento para iniciar os estudos, é necessário prestar atenção em alguns detalhes antes de optar por um modelo. A seguir, veja algumas dicas para fazer isso da melhor forma.

Observe a quantidade de teclas

A escaleta pode ser encontrada em duas versões: uma de 32 teclas, e outra maior, de 37. O número de teclas vai depender do modelo, mas geralmente, o teclado se inicia pela nota Fá e finaliza em Dó.

Escolha a cor

O instrumento pode vir em diversas cores, tamanhos e algumas marcas ainda oferecem versões para as crianças. Você pode optar por uma cor da sua preferência, pois esse detalhe não influencia em nada no som emitido pela escaleta.

Confira as especificações

É fundamental conferir com atenção as especificações da escaleta antes de comprá-la. O instrumento deve conter um bocal, uma mangueira e um teclado, que é parecido com o teclado de um piano, mas com uma proporção reduzida.

Compre apenas de marcas bem-conceituadas

Também é imprescindível adquirir um modelo que seja fabricado por uma marca bem-conceituada e conhecida no mercado musical, como Spring, Dolphin, Yamaha e Suzuki, por exemplo. Isso garante que o instrumento será resistente e afinado.

Priorize o custo-benefício do instrumento

Por fim, priorize a questão do custo-benefício antes de comprar o instrumento. Caso você ainda seja iniciante na escaleta, opte por um modelo mais simples, compacto e que facilite a sua articulação ao tocar. A boa notícia é que existem inúmeras opções de escaleta de qualidade e que são acessíveis para quem está no começo dos estudos.

Agora que você já sabe como comprar uma escaleta, será preciso saber como tocá-la, não é mesmo? Comece separando algumas partituras com as músicas que deseja tocar e treine as notas do teclado em sequência, para assim, facilitar a memorização e acelerar o aprendizado. Como o instrumento combina bem em diferentes ritmos, certamente, você não se arrependerá da sua aquisição!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais para que as informações cheguem a mais pessoas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário