Confira 6 dicas de como estudar música

3 minutos para ler

A teoria e a prática são elementos importantes para uma pessoa ter sucesso em uma atividade que deseja fazer. Saber como estudar música é uma forma de crescer nessa área e de desenvolver habilidades que serão relevantes para o seu cotidiano.

A evolução musical não ocorre de um dia para o outro, portanto, é importante ter disciplina e método para crescer de forma contínua. Ao seguir um planejamento, o músico consegue adquirir novas habilidades e melhorar a performance.

Neste artigo, traremos 6 dicas de como estudar música. Confira nossas sugestões e se prepare para crescer musicalmente!

1. Ouvir ritmos diversificados

Cada pessoa tem um gênero musical preferido, entretanto, variar o que você ouve é uma boa forma de aumentar o seu repertório. Procure ouvir ritmos diversificados e que ofereçam experiências e sensações diferentes. Aproveite o seu tempo para escutar diferentes artistas, pois essa prática ajuda a aumentar a sua musicalidade.

2. Organizar os estudos por tópicos

Existem diversos aprendizados que são necessários, por isso, é interessante dividir o seu estudo por tópicos. É nesse momento que você vai determinar o tempo para estudar teoria, sonoridade, ritmo, percepção, leitura de partitura e outras habilidades importantes.

3. Observar outras pessoas tocando

A observação é muito importante para quem deseja aprender música. Desse modo, procure observar outras pessoas tocando, veja como elas seguram o instrumento, quais são suas técnicas e o que você faz errado ou diferente. Isso aumenta a sua percepção sobre o que pode ser feito e quais elementos são necessários para o seu crescimento musical.

4. Corrigir os problemas

Para que o estudo seja eficiente, é essencial corrigir os problemas. Afinal, de nada estudar e praticar bastante sem realmente aprender da forma correta. Por isso, você deve identificar claramente as dificuldades que travam a sua evolução. Na hora do estudo, anote quais são os empecilhos, liste possíveis soluções em ordem de preferência e teste cada uma delas. Diminua a velocidade da música para corrigir os erros com mais facilidade.

5. Manter a frequência nos estudos

Outro aspecto fundamental é manter a frequência nos estudos. Muitas vezes é mais mais inteligente estudar um pouco a cada dia, do que várias horas em uma única oportunidade. Esse contato diário com a música permite ao músico se acostumar com o que está aprendendo, dando tempo para o cérebro absorver as novidades.

6. Estabelecer objetivos

Qualquer estudo precisa de objetivos para que a pessoa mantenha a motivação. Portanto, procure estabelecer algumas metas que vão guiar os seus passos e lembrar qual é o seu principal objetivo. Isso pode melhorar o seu conhecimento teórico, ganhar mais virtuosidade, aumentar a percepção musical e entre outras alternativas.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como estudar música. Seja qual for o seu instrumento escolhido, procure estabelecer uma rotina e crescer diariamente, solidificando o seu conhecimento. Desse modo, você aumentará a sua percepção musical e terá mais facilidade para atingir seus objetivos.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que ensina como treinar o seu ouvido musical!

Você também pode gostar

Deixe um comentário