Como ler cifras? Confira 4 dicas!

Mulher Tocando Violão Acompanhando A Cifra De Uma Música
3 minutos para ler

Você sabe como ler cifras? Entender esse conjunto de símbolos é fundamental para quem está iniciando os estudos em um instrumento musical e deseja aprimorar ainda mais a prática!

No geral, as cifras podem ser comparadas a um tipo de idioma, pois é por meio de sua leitura que o musicista entende qual o momento certo de tocar cada nota de um acorde.

Ficou curioso? Então, acompanhe o post e confira 4 dicas para aprender como ler cifras corretamente. Boa leitura!

O que são cifras?

As cifras consistem, basicamente, em um conjunto de símbolos que representam acordes musicais. Assim, quando tocadas juntas e sob uma ordem, cria-se uma composição. De maneira geral, elas facilitam o aprendizado e a leitura de partituras, responsáveis pela harmonia de uma música.

As letras e os números, por fazerem parte de um mesmo idioma universal, são reconhecidos em todo o mundo. Mesmo parecendo complicado, é possível familiarizar-se com os diferentes termos e suas posições. Basta que o praticante reserve alguns momentos na semana, ou o quanto pensar que seja necessário, para treinar a leitura das cifras.

Afinal, como ler cifras?

Se o seu desejo é aprender a tocar qualquer música, contando apenas com as cifras em mãos, é fundamental conhecer todos os símbolos contidos no sistema e, ainda, como funciona a leitura de cada um deles.

Para isso, separamos, a seguir, 4 dicas para que você descubra, de uma vez por todas, como ler cifras!

1. Conheça os símbolos

Antes de tudo, é preciso conhecer todos os símbolos que representam as notas musicais. Os principais são:

  • A = Lá;
  • B = Si;
  • C = Dó;
  • D = Ré;
  • E = Mi;
  • F = Fá;
  • G = Sol.

Temos, ainda:  

  • # = Sustenido;
  • b = Bemol;
  • m = Menor;
  • + = Maior;
  • números = como a sexta (6) ou a nona (9);
  • º = Diminuto.

2. Memorize os tipos de acordes e cifras

Existem vários tipos de acordes que devem ser memorizados aos poucos pelo praticante. É possível diferenciar, no caso, acorde maior, menor, diminuto, aumentado, dissonante ou invertido. Geralmente, eles aparecem em cima da letra da música, no exato momento de realizar a troca das notas.

3. Aprenda as notas básicas de um acorde

Os acordes são formados, basicamente, por tríades que consistem em um conjunto de três notas. A tríade é considerada, portanto, um acorde básico, tornando possível tocar qualquer harmonia. De acordo com a definição e combinação das notas, é possível distinguir se o acorde é maior ou menor, por exemplo.

4. Pratique muito!

Para facilitar o entendimento dos símbolos, é importante que o praticante separe alguns momentos na semana para os treinos. Pode-se escolher, por exemplo, uma música que você já conheça para aprender sobre o posicionamento e a leitura de cifras. Esse exercício é primordial para o aperfeiçoamento e para se criar familiaridade com qualquer instrumento. 

Agora que você já sabe como ler cifras, o primeiro passo é colocar o aprendizado em prática e começar a estudar as suas músicas favoritas. Com o tempo, você perceberá que ficará cada vez mais simples fazer a leitura desse sistema de linguagem e tocar qualquer melodia.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso ao conteúdo. Até mais!

Deixe um comentário