Como aprender a ler tablatura: confira essas dicas simples e práticas

Imagem de uma tablatura abaixo de uma partitura
3 minutos para ler

Aprender a ler tablaturas é fundamental para uma pessoa que pretende se desenvolver em um instrumento como guitarra, violão ou baixo. Por meio delas, até mesmo um iniciante é capaz de executar alguns solos mais simples ou de média complexidade.

Neste artigo, vamos mostrar o que é uma tablatura, bem como dar algumas dicas para você aprender a ler e utilizar essa ferramenta em sua evolução musical. Acompanhe!

O que é a tablatura e qual a sua importância para instrumentos de corda?

A tablatura pode ser definida como uma espécie de guia para execução de uma música ou solo em específico. Ela corresponde a uma forma básica que representa as casas e as cordas que devem ser utilizadas pelo intérprete.

Ela é amplamente utilizada para descrever solos das mais variadas músicas em diversos níveis de dificuldade. Além de serem relativamente simples de entender, as tablaturas são elementos muito importantes na música, especialmente para instrumentos de corda.

Elas fazem parte de uma metodologia universal, ou seja, uma tablatura escrita do outro lado do mundo pode ser interpretada e executada por um músico brasileiro sem maiores complicações.

Como aprender a ler tablatura?

Agora que você entendeu o que é, assim como sua importância, mostraremos como aprender a ler tablaturas de um jeito simples. As linhas correspondem a cada corda do instrumento. Nos violões e guitarras com afinação padrão, as cordas, da mais grave para a mais aguda, estão afinadas em Mi, Lá, Ré, Sol, Si, Mi. Já em contrabaixos, no mesmo sentido, a ordem é Mi, Lá, Ré, Sol ou Si, Mi, Lá, Ré, Sol, em baixos de cinco cordas.

Porém, na tablatura, a representação do braço do instrumento estará invertida. Portanto, a primeira linha corresponderá à corda mais aguda e a última linha à corda mais grave.

Além das linhas, outros elemento que compões as tablaturas são o números. Cada um deles corresponde à casa que você deve pressionar para que a nota desejada seja soada. O número zero, portanto, significa corda solta.

Quais são os principais símbolos da tablatura?

Agora que você entendeu como funcionam as linhas e números da tablatura, vamos mostrar alguns símbolos que podem ser encontrados e que precisam ser entendidos, para que a execução da música seja perfeita. São eles:

  • b: o Bend é representado pela letra b minúscula e você o verá da seguinte forma: 7b8. Isso significa que você deve pressionar a corda na casa 7 e executar um bend até chegar à sonoridade da casa 8 ou, nesse caso, um semitom acima;
  • pb: esta sigla é utilizada para identificar quando deve ser realizado um pré-bend até a casa desejada e, depois disso, tocar a corda;
  • ~: este simbolo representa o vibrato;
  • h : a letra h minuscula refere-se ao Hammer-On;
  • p: o p à técnica de Pull Off;
  • H: este simbolo se refere ao harmônico. Em algumas tablaturas, também pode ser representado pela sigla”har”.
  • / : é utilizado para indicar o momento de aplicar um Slide.

Agora que você já sabe ler tablatura, não perca mais tempo, pegue seu instrumento e aplique as técnicas que mencionamos neste artigo. Ao dominar bem essa ferramenta, você terá mais facilidade para aprender um número maior de solos e músicas para impressionar seus amigos e sua família.

Gostou destas dicas? Que tal continuar recebendo nossos conteúdos? Então, assine nossa newsletter para não perder nenhuma nova postagem.