Composição musical: quais os elementos e como compor boas músicas?

4 minutos para ler

A composição musical é como a escrita de um livro, ou seja, uma arte que mistura inspiração, criatividade e técnica. Não importa se é uma canção ou uma sinfonia, quanto mais conhecimento, mais rico será o resultado.

Para abrir sua mente, neste post falaremos sobre o processo de composição musical e daremos dicas para você começar a criar suas músicas!

O que é composição musical?

Composição musical geralmente refere-se ao ato de criar uma música inédita para qualquer formação instrumental e/ou vocal. O compositor pode escrever todas as partes (melodia, harmonia, linhas instrumentais e letra, se houver) ou contar com a ajuda de parceiros. 

Na música popular, é comum que existam melodistas (criam melodia e/ou harmonia e ritmo), letristas e arranjadores. Já na música erudita um único compositor costuma fazer todo (ou quase todo) esse trabalho.

Além disso, especificamente na música popular, o arranjo tem um papel quase autoral na composição musical. Não é à toa que muitos compositores compõem ao violão ou piano e a música fica conhecida após o trabalho de arranjo.

Quais são os principais elementos para compor uma canção?

Cada tipo de música tem suas particularidades. É mais ou menos como ir ao mercado e pegar os ingredientes de um prato para cozinhar. No caso de uma canção, os seguintes elementos são importantes:

  • escolha de uma melodia: como será o tema das estrofes, do refrão, pontes etc.;
  • métrica do texto: a letra muitas vezes define como será a curva melódica;
  • ritmo: normalmente o estilo musical define o caráter da melodia (samba, balada, valsa, fox-trote, xaxado, tango etc.);
  • harmonia: encadeamento dos acordes;
  • escolha da tonalidade: a mais confortável para o cantor;
  • dinâmica: nível de suavidade ou peso;
  • andamento: velocidade do ritmo;
  • instrumentação: instrumentos que haverá no arranjo;
  • timbres: combinações dos sons dos instrumentos e da voz, entre outros efeitos.

Como começar a compor boas canções?

Agora que você já sabe o que não pode faltar na composição de uma canção, veja algumas dicas para começar!

Escolha um ponto de partida

Uma canção pode começar a partir de uma letra, da melodia, do ritmo, da harmonia ― ou de tudo isso junto. Mas, é comum que as ideias musicais surjam fragmentadas. Então, crie um “baú” com as melhores e escolha uma ou mais para ponto de partida.

Tenha um conceito musical em mente

Você pode criar suas canções a partir de um conceito musical. Pode ser estilo, ritmo, a quantidade de instrumentos ou temática de letra (amor, política, religião etc.). A partir desse conceito, você pode criar sequências de canções que formem uma unidade da sua obra.

Busque referências

Em todas as artes, é comum buscar referências. No caso da música, podem ser outros cantores e instrumentistas, um álbum consagrado, outros compositores, uma cultura ou tradição popular, e muito mais. Essas referências são importantes para você se inspirar e fazer algo inédito, criativo e rico para seu público.

Registre as ideias e grave os trechos das canções

Sempre tenha algum meio de registrar as ideias. Afinal, você pode ter inspirações até na rua! Quando a canção tomar forma, tente transcrevê-la em uma partitura ou colocar letra e cifragem em um editor de textos. Também, grave os trechos prontos para você ouvir o resultado. Além de preservar a composição, você pode modificar o que não gostou.

Estude teoria musical

Assim como escrever exige dominar gramática e técnicas de redação, fazer uma composição musical de alto nível exige saber teoria. Ao contrário do que alguns dizem, quanto mais elementos você conhece, mais alternativas pode usar. Logo, ganha mais liberdade artística. 

Toque um instrumento musical 

É possível compor sem tocar? Sim. Porém, tocar um instrumento musical, especialmente harmônico ― como é o caso do piano, violão e guitarra ―, ajuda muito a compor, pois, naturalmente, você entenderá mais de técnica musical e vencerá limitações que podem atrapalhar o resultado do seu som. Mas lembre-se de que a qualidade é importante. Então, sempre busque lojas de instrumentos musicais respeitadas, pois elas mostrarão os itens mais indicados para seu perfil!

Esperamos que você consiga explorar muito mais a composição musical com essas dicas! Então, fique por dentro do mundo da música por meio de nossos conteúdos exclusivos! Curta já nossa página no Facebook.