4 equipamentos para gravar podcast que você precisa ter

5 minutos para ler

A produção de conteúdo digital cresce constantemente no Brasil e no mundo, seja em texto, áudio ou vídeo, sendo uma boa oportunidade para diversos setores. Existem alguns equipamentos para gravar podcast que são necessários para que esse produto tenha uma boa qualidade para seus ouvintes.

Ainda que seja possível improvisar, a utilização de equipamentos profissionais traz um ganho de qualidade muito importante para o seu projeto. Portanto, vale a pena conhecer o que é necessário para que você tenha sucesso.

Pensando nisso, vamos mostrar 4 equipamentos que são fundamentais para gravar um podcast. Confira as nossas sugestões!

1. Microfone

Microfone em um suporte

O microfone é um equipamento essencial para a gravação de podcasts, sendo o primeiro produto que você deve ir atrás. No começo do projeto talvez não seja necessário o modelo mais caro, mas trabalhar com equipamentos profissionais sempre traz qualidade para o áudio e o programa.

Sendo assim, procure um microfone que seja capaz de isolar o som do ambiente, evitar que ruídos indesejados apareçam e que consiga captar a sua voz de maneira clara. Dê prioridade para os modelos que têm entrada USB ou P2, pois isso facilita a utilização em computadores e notebooks.

Dinâmico

É importante ressaltar que o melhor microfone vai depender da proposta do seu podcast e dos elementos presentes no seu estúdio.

Se você vai gravar seu programa em um ambiente com muitas pessoas, muitos equipamentos barulhentos ou até mesmo ao lado de uma rua movimentada, o microfone dinâmico é a melhor opção para você.

Esse tipo de microfone tem como característica principal a captação de áudio bem direcionada, diminuindo os níveis de ruídos laterais e indesejados da locação.

Contudo, esse mesmo benefício pode ser também um ponto negativo. A medida que o programa é gravado, os convidados e apresentadores tendem a manter uma postura mais relaxada na cadeira, se afastando do microfone, o que, no caso de microfones dinâmicos, causa perda significativa de volume de áudio.

Condensador

Microfones condensadores, por sua vez, são conhecidos por gerarem um som mais “rico”, encorpado e detalhado.

Por captarem um espectro maior de som, as chances de perda do áudio devido à distância são menores, o que, com certeza, abre espaço para um ambiente mais agradável e descontraído.

Entretanto, se você não possui muito controle sobre seu ambiente, pode sofrer com a interferência de muitos sinais negativos, como conversas paralelas, cachorros latindo, ventiladores barulhentos, carros e demais barulhos do dia a dia.

2. Interface

Interface de áudio

Outro equipamento essencial é uma interface de áudio ou um gravador digital, sendo que as duas opções podem suprir a sua necessidade. A interface é um dispositivo que faz a conexão entre os seus equipamentos e a sua plataforma de produção musical.

A escolha do melhor modelo depende de como será o projeto do seu podcast. O gravador é a opção ideal quando a mobilidade for recorrente, pois é mais fácil de ser utilizado em gravações externas. Já a interface de áudio deve ser usada em um ambiente interno, como um estúdio. Além disso, permite mais conexões, facilitando a utilização de outros recursos e a participação de convidados.

3. Fones de ouvido

Pessoa usando headphones

Ter um par de fones de ouvido de qualidade é outro passo relevante para que o seu podcast atinja um bom nível de produção. Esse equipamento é necessário porque o nível do áudio deve ser monitorado a todo momento e ele permite que essa atividade seja feita durante a gravação.

Desse modo, os fones de ouvido ajudam a reduzir os problemas no momento da edição, garantindo que o áudio cru chegue da melhor maneira possível para quem vai editar. Sendo assim, os cortes bruscos e edições demoradas são deixadas de lado, economizando tempo e trazendo qualidade.

4. Mesa de som

Mixer de áudio

Uma mesa de som também pode ser bastante útil para o seu podcast, principalmente para programas gravados em grupo. Algumas mesas de som se conectam diretamente a um computador ou outro dispositivo, excluindo a necessidade de uma interface.

A mesa de som ajuda a adicionar música, efeitos ou introduções, por exemplo. Além disso, é possível escolher uma opção que permita a conexão de mais de um dispositivo, o que é bom para monitorar a mixagem. Desse modo, esse aparelho pode ser considerado um modo econômico de conectar vários microfones.

Neste artigo, mostramos alguns equipamentos para gravar podcast que são vitais para quem está nesse universo. Lembre-se sempre de que a utilização de artigos profissionais contribui muito para aumentar a qualidade do seu programa, além de reduzir o trabalho para finalizá-lo. Portanto, vale a pena investir no que está dentro do seu orçamento e alcançar bons resultados.

Gostou das sugestões? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos relevantes sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário