Entenda de uma vez por todas as funções de uma mesa de som!
Saber para que servem as funções de uma mesa de som é fundamental para garantir que a apresentação possa ocorrer de forma satisfatória e com o máximo de qualidade, seja ela em um palco, igreja ou outro estabelecimento.
Muitos acreditam que esse equipamento é apenas um acessório que recebe o sinal dos instrumentos e microfones para que seus volumes possam ser manipulados, bem como as principais frequências.
Entretanto, as funções de uma mesa de som vão muito além disso e é isso que mostraremos a você neste breve artigo. Acompanhe!
O que é uma mesa de som?
Também chamada console de mixagem ou mixer, trata-se de uma ferramenta que pode ter sistema analógico ou digital e ser utilizada de várias formas, mas com o objetivo principal de agrupar os sons de instrumentos e somá-los em um único sinal de saída.
O que é Send na mesa de som?
Traduzindo para o português, Send significa mandar ou enviar. Por isso, nas mesas de som, existe a sessão de envio para os demais efeitos. Inclusive, muitos operadores chamam de mandadas.
O que significa Effec ou FX?
São nomes encontrados nas mesas de som para demonstrar os efeitos que ela tem, como reverb, delay e echo. Muitos equipamentos têm essas funcionalidades e, nos locais indicados com esse termo, você pode controlá-las.
O que é Fader?
O Fader é a quantidade de sinal misturado em cada canal enviado para o principal (ou master). Basicamente, ele é um tipo de controle deslizante que ajusta o volume do canal.
O que significa LOW, MIDDLE e HIGH?
LOW é o termo utilizado para designar a regulagem dos timbres graves. Já o MIDDLE é o controle dos timbres com característica de médio grave e o HIGH regula os agudos. Além disso, algumas mesas podem ter mais botões de frequência, como o volume dos médios.
O que significa PFL?
A PFL é uma função que auxilia o profissional a mixar um canal único. Ao acioná-la, apenas o canal que foi selecionado emitirá sua devida sonoridade para o seu fone de ouvido ou monitor de referência.
Quais são as funções do PAN?
O PAN, por outro lado, é uma função que separa um determinado instrumento de um lado do sistema de sonorização. Em alguns casos, ele pode ser utilizado para remover o instrumento de um tipo de caixa de som e fazer com que ele saia somente em outro.
Ainda, essa função é muito utilizada quando você quer, por exemplo, remover um instrumento que tem características graves predominantes e pode ser direcionado apenas para as caixas de som que têm alto-falantes com essas propriedades.
Como você pode perceber, esse equipamento é repleto de funcionalidades, então, saber como usar as funções de uma mesa de som é fundamental para conseguir extrair o máximo de aproveitamento dessa ferramenta crucial para um sistema de áudio de qualidade.
Gostou do artigo? Então, que tal ficar por dentro de todas as novidades sobre instrumentos e suas ferramentas? Assine agora mesmo nossa newsletter para não perder nenhum novo conteúdo postado em nosso blog!
Gostei muito do conteúdo