Entenda de uma vez por todas as funções de uma mesa de som!

Mesa de som
3 minutos para ler

Saber para que servem as funções de uma mesa de som é fundamental para garantir que a apresentação possa ocorrer de forma satisfatória e com o máximo de qualidade, seja ela em um palco, igreja ou outro estabelecimento.

Muitos acreditam que esse equipamento é apenas um acessório que recebe o sinal dos instrumentos e microfones para que seus volumes possam ser manipulados, bem como as principais frequências.

Entretanto, as funções de uma mesa de som vão muito além disso e é isso que mostraremos a você neste breve artigo. Acompanhe!

O que é uma mesa de som?

Também chamada console de mixagem ou mixer, trata-se de uma ferramenta que pode ter sistema analógico ou digital e ser utilizada de várias formas, mas com o objetivo principal de agrupar os sons de instrumentos e somá-los em um único sinal de saída.

O que é Send na mesa de som?

Traduzindo para o português, Send significa mandar ou enviar. Por isso, nas mesas de som, existe a sessão de envio para os demais efeitos. Inclusive, muitos operadores chamam de mandadas.

O que significa Effec ou FX?

São nomes encontrados nas mesas de som para demonstrar os efeitos que ela tem, como reverb, delay e echo. Muitos equipamentos têm essas funcionalidades e, nos locais indicados com esse termo, você pode controlá-las.

O que é Fader?

O Fader é a quantidade de sinal misturado em cada canal enviado para o principal (ou master). Basicamente, ele é um tipo de controle deslizante que ajusta o volume do canal.

O que significa LOW, MIDDLE e HIGH?

LOW é o termo utilizado para designar a regulagem dos timbres graves. Já o MIDDLE é o controle dos timbres com característica de médio grave e o HIGH regula os agudos. Além disso, algumas mesas podem ter mais botões de frequência, como o volume dos médios.

O que significa PFL?

A PFL é uma função que auxilia o profissional a mixar um canal único. Ao acioná-la, apenas o canal que foi selecionado emitirá sua devida sonoridade para o seu fone de ouvido ou monitor de referência.

Quais são as funções do PAN?

O PAN, por outro lado, é uma função que separa um determinado instrumento de um lado do sistema de sonorização. Em alguns casos, ele pode ser utilizado para remover o instrumento de um tipo de caixa de som e fazer com que ele saia somente em outro.

Ainda, essa função é muito utilizada quando você quer, por exemplo, remover um instrumento que tem características graves predominantes e pode ser direcionado apenas para as caixas de som que têm alto-falantes com essas propriedades.

Como você pode perceber, esse equipamento é repleto de funcionalidades, então, saber como usar as funções de uma mesa de som é fundamental para conseguir extrair o máximo de aproveitamento dessa ferramenta crucial para um sistema de áudio de qualidade.

Gostou do artigo? Então, que tal ficar por dentro de todas as novidades sobre instrumentos e suas ferramentas? Assine agora mesmo nossa newsletter para não perder nenhum novo conteúdo postado em nosso blog!

Clique para produtos relacionadosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário