Conheça aqui a história de alguns dos maiores guitarristas do mundo!

Arte com Jimi Hendrix
4 minutos para ler

Conhecer a história de grandes músicos é uma forma de se inspirar, além de trazer detalhes interessantes sobre a carreira deles. Os maiores guitarristas do mundo têm trajetórias diferentes, sendo muitos ligados ao rock. Entretanto, vários também se destacam no mundo pop.

Pensando nisso, trouxemos alguns dos maiores guitarristas do mundo para este post. A seguir, contaremos um pouco sobre a história de cada um, assim como os seus feitos na música. Confira e se inspire!

Keith Richards

Keith Richards

Keith Richards é um guitarrista e compositor de grande destaque no mundo do rock, sendo conhecido por ser um dos integrantes e fundadores do The Rolling Stones. Ele é considerado uma das figuras mais influentes da história, tanto por seu envolvimento com a banda quanto por sua habilidade.

Um dos diferenciais do seu som, é a afinação diferente da guitarra, que ele “descobriu” ao buscar inspiração nos blues. A afinação em sol aberto se tornou sua marca registrada ao produzir sons marcantes nos álbuns de sua banda.

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Considerado por muitos o maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix era também um cantor e compositor norte-americano. Mesmo com uma carreira mais curta, pois morreu aos 27 anos, ele se tornou uma referência no rock e trouxe diversas inovações para o estilo.

Além disso, é uma inspiração para os guitarristas canhotos, que, na época, não possuíam muita visibilidade. Um exemplo disso é que, pela dificuldade de encontrar guitarras específicas, Hendrix invertia a ordem das cordas de sua Stratocaster e a utilizava de cabeça para baixo.

Eric Clapton

Eric Clapton

Eric Clapton também está na discussão sobre os maiores guitarristas de todos os tempos. Ele é o único guitarrista a ser introduzido três vezes no Hall da Fama do Rock and Roll, sendo conhecido por revolucionar a maneira como a guitarra era tocada.

O inglês ganhou seu primeiro violão aos 13 anos e desenvolveu ali a sua paixão pelos instrumentos de corda. Participou da banda Cream, e com o final desse grupo, em 1960, passou a se dedicar à carreira solo. Na sequência, lançou mais de 30 discos. Incrível, né?

Carlos Santana

Carlos Santana

Outro guitarrista que vale a pena citar é o mexicano Carlos Santana. Ele se destaca pela versatilidade e seu jeito único de tocar guitarra. Vencedor de diversos Grammys, ele mescla as linhas de blues com ritmos latinos e africanos, o que o torna diferente dos demais.

Santana lançou em 1999 o álbum Supernatural, que teve as participações de outros grandes músicos, como Rob Thomas, Eric Clapton e Lauryn Hill. Ele rendeu 9 prêmios no Grammy e atingiu o recorde que tinha sido alcançado apenas por Michael Jackson.

Jimmy Page

Jimmy Page

A Inglaterra é um país cheio de grandes guitarristas, sendo que Jimmy Page também deve ser colocado nesse grupo. No início da carreira ele fez parte da banda Yardbirds, entre 1966 e 1968, porém, o maior destaque veio quando ele atuou na formação do Led Zeppelin, que transformaria a história do pop rock mundialmente.

Um dos seus apelidos era The Wizard, em português significa O Mágico, o que demonstra o seu diferencial. Ele escreveu com Robert Plant, diversas músicas que entraram na mitologia do rock, como Stairway to Heaven e Whole Lotta Love.

Neste artigo, conhecemos um pouco da trajetória de alguns dos melhores guitarristas do mundo. Esses músicos tiveram carreiras solo, atuaram com bandas, se destacaram pela sua versatilidade, entre outras características marcantes.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e Instagram e receba outros conteúdos relevantes sobre o mundo da música!

Você também pode gostar

Deixe um comentário