Como fazer a manutenção de instrumentos musicais?

Homem realizando a manutenção em um instrumento musical
4 minutos para ler

A manutenção de instrumentos musicais é um hábito importante para todo músico, independentemente do seu nível de conhecimento ou experiência. Afinal, até mesmo os equipamentos de altíssima qualidade estão sujeitos às avarias causadas pelo seu uso.

Por mais cuidado que um músico tenha, é necessário que ele preste atenção a determinados detalhes que, em muitos casos, acabam passando despercebidos, mas que colocam em risco o seu equipamento.

Neste artigo, mostraremos algumas dicas para que você faça a manutenção de instrumentos musicais de forma simples. Acompanhe!

Instrumentos de corda

Uma das principais dicas para os instrumentos de corda, tais como guitarra, baixo e violão, é evitar impactos. Os braços desses equipamentos são muito frágeis e empenam com determinadas pancadas.

Além disso, passe sempre um pano seco nas cordas logo após utilizar o seu instrumento. Isso evitará o acúmulo de gordura e suor, que aceleram a oxidação das mesmas. Jamais utilize produtos de limpeza geral em seus instrumentos. Existem substâncias próprias para fazer esse tipo de higienização.

Também é interessante lavar as mãos antes de tocar seu instrumento. Isso evita que esse acúmulo de gordura das mãos passe para as cordas do seu equipamento. Pode parecer um exagero, mas esse tipo de prática reduz em muito o acúmulo de sujeira nas cordas, deixando-as com uma boa sonoridade por mais tempo.

Quanto ao corpo do instrumento, o pano seco é sempre uma opção segura, juntamente com flanelas tradicionais ou de microfibra. Para uma limpeza mais detalhada, você pode utilizar produtos de limpeza específicos para instrumentos, fabricados por marcas como Dunlop, Ernie Ball e Gibson, sempre respeitando as características da madeira e verniz do equipamento.

Instrumento de sopro

Instrumentos de sopro são alguns dos que mais sofrem com ferrugens ou oxidação. Para evitar que esse tipo de problema ocorra, é interessante fazer uma limpeza com gaze sempre após o uso, seja em uma apresentação ou momento de estudo.

Também é indicado que, a cada três meses, você desmonte todo o seu equipamento e faça uma boa limpeza utilizando um desengripante, spray antiferrugem ou, ainda, uma graxa especial para essa finalidade.

Instrumento de percussão e bateria

Os instrumentos de percussão também precisam receber uma passagem de pano seco diariamente, principalmente, se os seus instrumentos ficam montados. O ideal é que você os cubra com um pano, quando não estiverem em uso ou, simplesmente, deixe eles guardados, se o uso for muito esporádico.

Instrumento de teclas

No caso dos pianos, que tendem a desafinar com muita frequência, o ideal é contratar um profissional para fazer a sua manutenção. Se os equipamentos forem digitais e ficarem constantemente montados em cima do suporte, é indicado comprar uma capa de proteção.

Com relação à limpeza para remover gordura ou poeira, siga a mesma dica para os instrumentos de corda. Passe um pano limpo e seco sobre as teclas e, sempre que possível, lave as mãos antes de tocar em seu instrumento.

Capas, Bags e Cases

Por fim, é fundamental que você utilize alguns desses três assessórios para guardar seus equipamentos quando não estiver se apresentando ou estudando. Para quem viaja com muita frequência, uma case é fundamental. Ela protege todos os pontos do seu equipamento e o mantém íntegro, mesmo com a constante trepidação provocada pelas estradas que você circulará durante sua jornada na carreira musical.

Seguindo essas dicas de manutenção de instrumentos musicais, você poderá conservar seus equipamentos e mantê-los em perfeito estado de preservação, evitando que eles o deixem na mão quando você necessitar.

Confira em nosso site todos os produtos que você precisa para garantir que seus instrumentos estejam sempre bem cuidados!

Quer também ficar por dentro de todas as novidades que postamos em nosso blog? Então, siga nossos perfis no Facebook e Instagram e não perca nenhum novo conteúdo.

Deixe um comentário