DAW: saiba o que é e quais funcionalidades possui na produção musical

4 minutos para ler

Se você está embarcando no mundo da produção musical, provavelmente querer saber o que é DAW, sigla para Digital Audio Workstation. Ferramenta indispensável para atividades de produção, composição e gravação, traz inúmeras funcionalidades, não apenas para facilitar a construção da sua música, mas, principalmente, para garantir um trabalho de qualidade. 

Então, fique conosco nesta leitura para compreender do que se trata esse recurso, as funcionalidades e quais as melhores opções do mercado para iniciantes. Vamos lá?

O que é Daw?

A sigla DAW pode ser traduzida como Estação de Trabalho de Áudio Digital. Trata-se de um recurso digital que permite gravar, editar e mixar sons de diferentes maneiras, a fim de alcançar os melhores resultados, não importa o estilo musical. 

As DAW podem ser simples ou bastante arrojadas, dependendo no nível do seu estúdio (profissional ou home studio, por exemplo) e ser compostas por elementos de software e hardware. 

O software, geralmente, apresenta mixers virtuais, filtros, cronogramas gráficos, ferramentas de gerenciamento e organização de arquivos, normalmente encontradas em programas típicos de edição de mídia.

A origem da DAW?

As primeiras DAW foram introduzidas no mercado por volta do final dos anos 1970, e consistiam muito de equipamentos de áudio, já que praticamente não existia tecnologia digital naquela época.

Isso é totalmente diferente de hoje, em que a interface digital é indispensável à experiência e operacionalidade da DAW. Mas, como dissemos, embora muitas DAW sejam totalmente baseadas em software, dependendo do propósito, é possível integrar hardware e software integrados que funcionam juntos para otimizar a edição e produção de áudio.

Maschine é um exemplo de interface que integra software e elementos de hardware. Em contraste, uma DAW de código aberto chamada Audacity, que você consegue baixar gratuitamente em vários sites, consiste apenas em software.

Quais as funcionalidades da DAW?

Confira agora as principais funcionalidades da DAW.

Fazer gravação e edição de áudio 

As DAWs apresentam sequenciadores de áudio que permitem gravar várias trilhas e reproduzi-las simultaneamente. Você pode recortar, copiar e colar uma sequência de ondas da mesma forma que faz quando está escrevendo um texto. Também dá para silenciar trechos e combinar cada trilha.

Tocar instrumentos virtuais

Com teclados e sequenciadores MIDI externos, dá para gravar instrumentos virtuais e até ter uma orquestra completa. Alguns apresentam um som tão fiel que confundem os ouvintes.

Experimentar efeitos de áudio 

Efeitos como delay, reverb, tremolo, compressão e eco são alguns recursos padrão em uma DAW. Também é possível configurar automações personalizadas para criar fades de volume, efeitos panorâmicos e outras formas de processamento de áudio.

Mixar e masterizar 

Você pode gravar ao vivo ou importar arquivos para mixagem e masterização na DAW, equalizando volumes, timbres e adicionar efeitos de acabamento.

Trabalhar com design de som e áudio não musical 

Uma DAW funciona para qualquer tipo de áudio, por isso, você pode gravar narrações, traduções de filmes, efeitos sonoros e muito mais.

Quais os 3 melhores Daw para iniciantes?

Agora que você já sabe o que é DAW e as principais funcionalidades, veja 3 opções para iniciantes.

Cakewalk by Bandlab

 

Para usuários de PC, o Cakewalk pode ser considerado o melhor DAW para iniciantes por ser versátil e ter versões gratuitas. É rico em recursos e pode lidar com suas necessidades de rastreamento, mixagem, edição e produção musical.

PreSonus Studio One

Recursos como “Arranger Track” e “Scratch Pad” permitem que os usuários façam ajustes rápidos nas mudanças de arranjo ou composição de audição. Isso torna o Studio One ótimo para compositores que trabalham com arranjos densos. Além disso, na versão 4 há samplers destinados à criação de batidas e composição baseada em loops (sample repetitivo).

FL Studio

O FL Studio é uma DAW simples e responsiva, tornando mais fácil começar qualquer trabalho do zero. Além de contar com um sequenciador completo, permite adicionar facilmente plug-ins e efeitos. O FL Studio é compatível com os sistemas operacionais Mac e Windows, o que evita problemas de compatibilidade.

Quer entender mais o que é DAW e saber o que é preciso para ter seu home studio? Entre em contato com a BHGuitar e converse com nossos consultores!

Você também pode gostar

Deixe um comentário