O que é Luthier e como ajuda na manutenção dos instrumentos de corda?

4 minutos para ler

Você sabe o que é luthier e qual sua função no universo musical? Esse profissional é o responsável por todas as etapas de produção e de manutenção dos instrumentos de corda. O luthier trabalha manualmente e artesanalmente na confecção de violões, violinos e violas brasileiras, além de guitarras e baixos elétricos.

Muitos músicos iniciantes tem o primeiro contato com um luthier quando precisam fazer a primeira troca de cordas ou descobrem a importância de uma regulagem em seus instrumentos. Mas, muitas dúvidas ainda existem relacionadas à profissão.

Por isso, a seguir explicamos o que é luthier, o que ele faz e porque o profissional é tão importante no processo de produção musical. Acompanhe!

Afinal, o que é luthier?

O luthier é um profissional que constrói, restaura e faz a manutenção de instrumentos musicais. A luteria é uma técnica utilizada há milênios, mas a formação apenas começou a se desenvolver na Idade Média, atingindo seu auge no período da renascença italiana. 

O termo vem da palavra francesa “luth”, que significa “alaúde”, um instrumento de cordas árabe. No português, algumas palavras são utilizadas para se referir à atuação do luthier, como “luteiro” e “violeiro”. Antes de realizar a construção ou o reparo, o profissional busca pelos melhores fornecedores e matérias-primas para confeccionar os equipamentos musicais.

No Brasil, atualmente, existem alguns cursos que ensinam e formam pessoas interessadas nesta primorosa arte. Geralmente, o luthier atua em oficina ou ateliê próprio, mas ainda pode trabalhar em fábricas, lojas e escolas de música. A profissão é requisitada e pode oferecer rendimentos altos para quem se especializa e se destaca.

O que faz e qual a importância do luthier na manutenção de instrumentos musicais?

Além de criar e reparar instrumentos de corda, o luthier também tem uma importância significativa na manutenção dos equipamentos. Por ser um amplo conhecedor na técnica da luteria, o profissional ajuda no conserto do instrumento de acordo com suas necessidades específicas.

O seu trabalho deve iniciar com uma ideia ou desenho do instrumento a ser desenvolvido para que seja feita a escolha e o molde da madeira a ser utilizada, tratando todo o design, a pintura e o acabamento. Além disso, ele também deve entender da parte elétrica para produzir determinados instrumentos, como guitarras e baixos elétricos.

Quais técnicas o luthier domina?

O luthier deve ter domínio artesanal, conhecimento de música, um bom ouvido musical, ser criativo e ter noções de desenho. É fundamental que o profissional domine bem a arte para que a sonoridade dos instrumentos seja adequada e ofereça a qualidade auditiva esperada pelo músico.

O trabalho deve ser minucioso, empregando técnicas diversas, como a marcenaria, acústica, física e química. No entanto, antes de buscar por um luthier é essencial verificar qual a especialidade do profissional, por exemplo, em violas, violoncelos, violinos, contrabaixos e entre outros para ter um melhor resultado final.

Mesmo que seu objetivo não seja comprar um instrumento feito de forma artesanal, você deve procurar um luthier de confiança para atos simples como o ajuste da tensão para uma eventual troca no calibre das cordas, polimento de escala e até mesmo danos graves como fissuras no braço do instrumento.

Entender o que é luthier e sua importância é fundamental para quem está aprendendo e iniciando a trajetória musical. Até porque, todo músico, em algum momento, precisará dos conhecimentos desse profissional para ter um melhor desempenho e qualidade sonora em suas composições.

Gostou do conteúdo? Aproveite para saber o que você mesmo pode fazer em casa para manter seus instrumentos musicais em bom estado! Aproveite a visita e descubra também como fazer a manutenção de instrumentos musicais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário