O que é Phantom Power e como utilizá-lo corretamente?

Microfone
3 minutos para ler

Você sabe o que é Phantom Power? Toda pessoa que entra para o meio musical precisa conhecer alguns elementos de sonorização. Amplificadores, cabos, caixas acústicas e outros equipamentos fazem parte da vida de um músico, logo, é preciso ter uma noção básica sobre eles.

O Phantom Power, portanto, é um desses elementos que você deve conhecer. Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo, no qual mostraremos tudo o que você precisa saber sobre esse conceito. Acompanhe!

O que é Phantom Power?

Trata-se de um sistema de alimentação para microfones que necessitam de mais energia para funcionar. Nesse sentido, equipamentos que precisam dessa alimentação adicional são os microfones condensadores.

Nessa situação, a mesa de som envia uma tensão maior para o microfone por meio dos fios. As mesas de som profissionais já têm esses recursos, que podem ser acionados por uma ou mais chaves.

Então, para que o Phantom Power possa funcionar de forma correta é imprescindível a existência de um sistema balanceado. Isso significa que será preciso um cabo coaxial duplo, com dois condutores internos e mais uma malha com positivo, negativo e terra.

Qual a importância de bons componentes?

Inicialmente, é importante ter cuidado com a energia elétrica. Para que o Phantom Power funcione perfeitamente é preciso uma mesa ou placa de áudio externa para utilizar o microfone condensador.

Ainda, é fundamental ter um cabo de qualidade para que o fluxo de energia seja capaz de alimentar o microfone condensador. Aqui, utilizar acessórios fajutos pode fazer o equipamento perder qualidade.

Em conjunto a um bom cabo é ideal ter um conector eficiente. Por esse motivo a busca pela qualidade, já que é necessário para garantir a segurança e eficiência do equipamento.

Quais as vantagens da utilização correta?

Depois de saber o que é Phantom Power uma dúvida fica no ar. Para que ou quais as vantagens de utilizar essa funcionalidade? Apesar de exigir alguns cuidados, o microfone condensador compensa pela sua qualidade de áudio, especialmente, para captar instrumentos utilizados em gravações e, até mesmo, apresentações ao vivo.

Além disso, muitos guitarristas utilizam esse equipamento para captar o som do seu amplificador, tanto no palco quanto no estúdio. Comparando com o microfone dinâmico, o condensador é capaz de reproduzir um áudio mais limpo e nítido, fiel ao som original do instrumento ou voz.

Obviamente, não existe um tipo de microfone melhor que o outro. Assim, utilizar apenas condensadores em um sistema de som pode ser algo inviável e que não proporcionará tantos benefícios. No entanto, mesclar os tradicionais com os que necessitam do Phantom Power pode fazer a diferença.

Dessa forma, o ideal é que eles sejam utilizados para a captação de instrumentos musicais de sopro, percussão e, principalmente, guitarras.

Agora que você sabe o que é Phantom Power e como ele pode ser utilizado corretamente, bem como a melhor forma de encontrar esses equipamentos, aproveite essa oportunidade e estude a possibilidade de inserir em seu set.

Gostou do artigo? Então, entre em nosso site e conheça um pouco mais sobre os nossos produtos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário