Fique por dentro dos tipos de equalizadores e suas características

Equalizador de mesa
4 minutos para ler

Você sabe quais são os principais tipos de equalizadores utilizados atualmente pelos músicos? Essas ferramentas são importantíssimas no trabalho musical, pois atuam diretamente nas frequências sonoras e transformam partes determinadas da gravação original.

Para chegar ao resultado esperado, é fundamental conhecer mais sobre os dispositivos e qual a finalidade cada um oferece. Antes de comprar, o indicado é consultar o manual do equipamento para saber quais frequências podem ser atingidas pelo equalizador.

Ficou curioso? Então, acompanhe a seguir e saiba quais são as características dos principais tipos de equalizadores presentes no mercado. Confira!

Entenda o que é e para que serve um equalizador

Os equalizadores de áudio são dispositivos importantes dentro da música, pois permitem ajustar as frequências sonoras de inúmeras formas. Com isso, os músicos podem realizar uma série de alterações na gravação original de um áudio, por exemplo, atenuando excessos de graves e agudos, ou removendo ruídos que estejam em uma faixa de frequência diferente.

Além de funcionar muito bem para ajustes no áudio, o equalizador também pode tornar determinadas características dos instrumentos musicais mais expressivas. Isso pode ser utilizado para evitar microfonias em sons ao vivo, ou simplesmente, para tornar a música mais agradável.

O equipamento pode trabalhar de várias maneiras e propiciar resultados diferentes a depender do seu tipo e finalidade. Por isso, é imprescindível conhecer bem o equalizador e as possibilidades que oferece antes de adquiri-lo.

Conheça os principais tipos de equalizadores

Uma música ou diferentes tipos de sons podem ser compostos por frequências altas, médias e baixas. O equalizador permite que o músico altere as características de amplitude de um áudio, por meio da mudança do volume do seu harmônico.

Sendo assim, é possível realizar uma série de alterações e evitar que interferências atrapalhem o bom desenvolvimento do trabalho de produção musical.

Por isso, é preciso saber quais são os tipos de equalizadores disponíveis e como atuam para que você tenha um bom resultado. A seguir, listamos as principais opções presentes no mercado.

Equalizador de mesa

A mesa de som é um dos componentes mais importantes do sistema de produção musical. Nela é possível misturar os sons, controlar a mistura e equilibrar os volumes de maneira correta, regulando cada sinal. A equalização na mesa tem o objetivo de corrigir as imperfeições, reforçando ou atenuando as frequências para que elas sejam emitidas com a mesma intensidade, contribuindo para a melhoria da qualidade final do áudio.

Gráfico

Os equalizadores gráficos são comumente utilizados para alinhar o sistema de som ao vivo. Ele é bastante útil para intensificar graves, minimizar agudos, destacar instrumentos e vozes, ou simplesmente, para melhorar a qualidade sonora de forma geral. Sendo assim, o equalizador gráfico é um dos dispositivos mais intuitivos e indicados para quem deseja adquirir o equipamento.

Paramétrico

Já o equalizador paramétrico permite que o músico escolha a frequência central a ser modificada, a largura de banda e a amplitude dessa banda. Ou seja, o dispositivo possibilita esculpir os sons exatamente da forma desejada. Geralmente, esse tipo de equalizador oferece controle total e maior versatilidade para o produtor musical.

Paragráfico

O equalizador paragráfico tem controles idênticos ao paramétrico, possibilitando que você acompanhe o resultado das modificações graficamente. As mesas digitais, por exemplo, apresentam equalizadores paragráficos com interfaces que permitem que o músico visualize o resultado obtido ao usar filtros e plugins de softwares. Com isso, é possível aplicar filtros de melhor precisão e qualidade.

Antes de escolher entre os principais tipos de equalizadores, você deve ter em mente qual o resultado que deseja atingir em suas produções. Também é indicado buscar por um equipamento de uma marca confiável e que ofereça garantia na compra, para ter mais segurança e certeza da escolha certa.

Gostou do conteúdo? Se você deseja adquirir um equalizador de qualidade e adequado às suas necessidades, conheça agora mesmo as opções que a BHguitar oferece!

Você também pode gostar

Deixe um comentário