Tipos de guitarra: saiba como escolher a ideal para você

6 minutos para ler

Sonho de adolescente ou parte da sua rotina? As guitarras geram fascínio e admiração em todas as idades e estilos. Quem decide adquirir um modelo, precisa conhecer bem os tipos de guitarra oferecidos no mercado e descobrir aquele que se encaixa melhor ao seu estilo.

A escolha será fundamental para otimizar os estudos e aprimorar seu som. Se for seu primeiro exemplar, melhor ainda. Os vizinhos, amigos e as festas de garagem agradecerão por ouvir uma música com melhor qualidade!

Quer descobrir qual modelo pode ser a sua nova paixão? Prossiga nessa leitura!

Descubra a importância de escolher o instrumento correto

Aprender a tocar um instrumento ou, simplesmente, desenvolver-se melhor nele, especialmente nas guitarras, pode ser facilitado com  aparelhos que favoreçam o aprendizado ou desenvolvimento do músico.

Ter uma guitarra com um braço ruim, cordas altas, tarraxas que não seguram a afinação, por exemplo, pode ser uma grande dor de cabeça e atrasar muito seu desenvolvimento.

Conheça os principais tipos de guitarra

O que diferencia os modelos não é somente a estética e a beleza. Cada um tem suas particularidades e influencia seu aprendizado de formas diferentes.

As guitarras semiacústicas têm uma sonoridade mais puxada para timbres graves e médios. Logo, elas são muito utilizadas em estilos como o Jazz e até algumas ramificações da música popular brasileira. Mas, isso não significa que essas características as afastam de outros gêneros musicais, como o Rock.

Já as guitarras elétricas têm uma sonoridade mais versátil e podem ser encontradas em diversos tipos e modelos. A principal diferença, portanto, é o fato desses instrumentos não emitirem quase nenhum som quando não estão ligados a um amplificador.

Para facilitar o seu entendimento, bem como o processo de escolha de uma guitarra que atenda ao seu perfil e necessidades, mostraremos os principais modelos que você encontrará no mercado:

  • Stratocaster: um dos, senão o mais famoso modelo de guitarra. É conhecido por sua versatilidade e ergonomia. Produz, principalmente, um som leve e agradável, mas funciona bem com a distorção certa. É a primeira de muitos guitarristas;
  • Telecaster: assim como a Strato, foi criada pela Fender. É uma guitarra de madeira sólida, design simples e braço parafusado ao corpo. Utilizada em diversos estilos musicais, seu timbre cai bem para quem toca sertanejo, country e rock’n’roll de forma geral.
  • Les Paul: fez história no mundo da música e é a preferida de grandes guitarristas como Slash e Jimmy Page. Vem, usualmente, com dois humbuckers, com sons encorpados, que possibilitam distorções criativas e próprias do rock;
  • SG: criada para ser uma versão mais leve e anatômica da Les Paul, a SG é produzida majoritariamente em mogno, com exceção da escala, com um braço mais fino, que permite melhor alcance das últimas casas;
  • Flying V: com um design mais futurista (pelo menos para a década de 50, quando foi criada) o instrumento produz um som forte, bastante usado no hard rock.
  • Explorer: esses modelos são bastante exóticos. A parte traseira do seu corpo costuma ter uma ponta maior que a outra, o que também acontece na frente. A captação, geralmente, é encontrada utilizando captadores humbuckers e você vê esses modelos mais facilmente em apresentações de rock.

Descubras os critérios da melhor escolha

Baseie sua decisão em seu nível de aprendizado, gostos pessoais e objetivos na música. Se está começando a aprender e pretende tirar diversos ritmos com ela, opte por um modelo mais clássico. É preciso, também, decidir se deseja tocar com um braço mais fino e se prefere a escala maple ou rosewood.

Alguns acessórios serão importantes para usufruir bem da nova guitarra e produzir um som mais profissional. Outros dependerão dos seus critérios e necessidades. Quem toca para amigos não precisa comprar os mesmos equipamentos que alguém que pretende montar uma banda e tocar ao ar livre, certo?

Você pode adquirir uma aparelhagem completa e até montar um home studio com o tempo. Contudo, você consegue tocar guitarra com apenas dois ou três adicionais. Como estamos falando de um instrumento preponderantemente elétrico, um amplificador será essencial para ouvir o que sai da sua guitarra, assim como uma boa caixa, que reproduzirá esse som com a maior qualidade. Você pode optar, também, por um combo de amplificador e caixa, comum em equipamentos de baixa potência. Para completar, não se esqueça de um bom cabo P10, para ligar os aparelhos!

Dentre os nem tão primordiais, o afinador faz diferença àqueles que não dominam a afinação de ouvido ou querem agilizar questões técnicas. Dá para sobreviver inicialmente sem os pedais, mas eles trarão distorções que enriquecem sua música e desenvolvem um som particular. Além de deixar tudo mais estiloso e divertido, obviamente.

As principais marcas de guitarra

Além de conhecer os principais tipos de guitarra também é interessante saber quais são as marcas que mais comercializam esse tipo de instrumento. Neste tópico, citaremos 3 das principais e alguns modelos fabricados por elas.

  • Fender: além das Stratocasters e Telecasters, os modelos Jazzmaster e Jaguar foram muio bem recebidos pelo público.
  • Ibanez: essa marca japonesa é a preferida de guitarristas como Steve Vai e Joe Satriani, que optam por variações de Superstratos.
  • Gibson: muito tradicional, ela é a responsável pela criação dos designs dos modelos Les Paul, SG, Explorer e Flying V.

Ainda, existem outras marcas que oferecem bons instrumentos e com um preço bem reduzido, tais como: Vintage, Tagima, Squier, SX etc. O mais importante na hora de escolher uma guitarra, porém, é procurar uma loja especializada no assunto. Assim, você terá diversas opções de marcas e preços, para garantir uma compra mais assertiva.

Para finalizar, não se prenda a marcas ou modismos. Dentre os tipos de guitarras que listamos, escolha aquele que se encaixa melhor à sua personalidade e características. Escolhido o seu modelo, encontre o preço e a loja que farão do seu desejo, realidade.

Aliás, nem precisa procurar. Confira agora mesmo nossas guitarras e acessórios disponíveis!

Clique para produtos relacionados
Você também pode gostar

4 thoughts on “Tipos de guitarra: saiba como escolher a ideal para você

Deixe um comentário