5 tipos de microfone e quando são mais indicados!

Tipos de microfone
4 minutos para ler

O microfone é um dos equipamentos mais importantes para os músicos em geral. Não só cantores, mas todos os instrumentistas, radialistas, locutores, dubladores, engenheiros de som, técnicos de áudio, justamente porque é responsável por captar sons externos.

Os tipos de microfone variam conforme sua função, por isso, devem ser bem escolhidos, a fim de se conseguir a qualidade de áudio esperada, tanto para gravações de estúdio quanto para apresentações ao vivo.

Como existem infinitos modelos no mercado, resolvemos ajudar você a fazer uma escolha refinada desse equipamento, de acordo com a finalidade desejada. Então, confira este post e conheça 5 dos principais tipos de microfone e suas funções.

1. Dinâmicos

Shure SM57 Dinâmico

Esses são os grandes trabalhadores do áudio, perfeitos para quem está montando um estúdio profissional ou em casa com pouca grana. Microfones dinâmicos levam esse nome por seu diafragma magnético de bobina móvel. 

A pressão sonora vibra uma bobina dentro do microfone, o que converte energia acústica em energia elétrica gravável. Microfones dinâmicos podem suportar altos níveis de pressão sonora, e são uma ótima opção para amplificar instrumentos potentes, como bateria, baixo e a própria voz.

Um exemplo clássico desse modelo está na famosa marca Shure, criadora de um dos melhores microfones dinâmicos do mercado. É praticamente garantido que sua banda favorita, de qualquer gênero, já o tenha usado!

2. Condensadores

Behringer C-3 Condensador

Os microfones condensadores são muito utilizados nas gravações de estúdio, em razão do seu alto nível de sensibilidade de captação. Eles têm um diafragma condutor que fica em cima de uma placa de metal e que atua como uma placa do capacitor, armazenando energia elétrica.

O som é captado a partir da vibração do diafragma que, por sua vez, altera a capacitância para produzir um sinal de áudio gravável. Como os condensadores usam capacitores em vez de bobinas móveis físicas, a qualidade do som é muito mais detalhada do que em um microfone dinâmico. Isso os torna uma boa escolha para a gravação de vocais e instrumentos acústicos.

3. Omnidirecionais

Shure MX183 Omnidirecional

Como o próprio nome sugere, esses microfones têm um padrão polar omnidirecional igualmente sensível ao redor da cápsula. Embora sua resposta de frequência não seja exatamente perfeita em 360° ao redor do equipamento, para todos os efeitos, ele captura o som em qualquer lugar do ambiente, independentemente da origem do som em relação ao próprio microfone.

Por esse motivo, está entre os tipos de microfone ideais para a captação ao vivo — conforme as condições do ambiente — ou gravação de grupos grandes, como orquestras e coros.

4. Bidirecionais

Beta 181 Bidirecional

Esse é o padrão polar da maioria dos microfones de fita. “Bidirecional” significa que o equipamento é igualmente sensível a 0° e a 180°. Os padrões polares bidirecionais são mais úteis para a técnica de microfonação chamada Blumlein Pair, que cruza a captação de dois microfones. Isso recria uma imagem estéreo muito realista para o ouvinte, especialmente em fones de ouvido!

5. Ribbon

Royer Labs R-121

Os microfones Ribbon usam uma fina fita de metal suspensa em um campo magnético para criar som. A fita está conectada à saída do microfone e sua vibração em resposta ao som dentro do campo magnético gera o sinal elétrico gravável.

Os Ribbon são semelhantes aos microfones de bobina móvel, pois ambos produzem som por meio de indução magnética, mas são muito mais sensíveis e frágeis fisicamente do que um modelo dinâmico de bobina móvel.

Além disso, eles são capazes de capturar notas altas sem a dureza associada e têm um som quente e vintage. Embora não sejam recomendados para iniciantes ou como microfones versáteis, os Ribbon ainda têm um lugar no estúdio para manter o calor e o tom reconhecíveis das gravações antigas.

Gostou de conhecer as diferenças entre alguns dos tipos de microfone mais populares do mercado? Então, agora é hora de escolher o seu. Para isso, conte com as sugestões da equipe da BHGuitar. Além de termos em nosso portfólio os melhores produtos, contamos com especialistas que vão dar excelentes indicações para você.

Visite nossa loja virtual e entre em contato conosco agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário