Afinal, qual é o melhor violão para iniciantes? Descubra aqui!

4 minutos para ler

O violão é um dos instrumentos mais populares entre os iniciantes. Por ser harmônico, ou seja, permitir tocar acordes (conjunto de 3 ou mais notas musicais tocadas ao mesmo tempo), ele se adapta praticamente a qualquer estilo musical.

Mas, afinal, qual é o melhor violão para iniciantes? Bem, cada instrumento tem características diferentes, que vão desde o timbre, material, tipo de encordoamento até recursos eletrônicos. Então, antes de você sair para comprar o seu, vale a pena conhecer alguns tipos de violão ideais para o aprendizado inicial.

Quer saber mais? Aproveite esta leitura e conheça os modelos que separamos para você!

Violão clássico

Pessoa tocando um violão clássico

O violão clássico é um excelente instrumento para quem está começando a estudar música, tanto na técnica erudita quanto popular.

Geralmente, não usa amplificação, embora a versões eletroacústicas estejam cada vez mais populares. A principal vantagem é a maciez das cordas de nylon e o baixo custo.

Além de não exigir muita pressão dos dedos para realizar os acordes, também facilita a execução de solos.

Grandes nomes da MPB utilizam esse modelo de instrumento, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Gilberto, um dos criadores da bossa-nova.

Por fim, é um dos instrumentos mais baratos para quem está iniciando.

Violão flat

Violão Flat

O violão flat é um dos preferidos dos músicos profissionais, mas também pode ser usado para quem está começando a estudar, especialmente música popular.

“Flat” significa plano ou liso, em inglês, e é essa a característica principal desse instrumento. O seu timbre é aveludado, mas pode apresentar um som natural menos projetado.

Por isso muitas versões desse tipo de violão são elétricas. Também é um ótimo instrumento para valorizar harmonia e ritmo.

Por ter o corpo e braço mais finos, esse modelo possui boa ergonomia, facilitando a prática dos iniciantes. Geralmente é utilizado com cordas de nylon, mas também existem versões com cordas de aço.

Violão Mini ou Baby

Violão Mini Seizi

Em alta atualmente, os modelos Mini e Baby são versões com dimensões reduzidas de formatos tradicionais, como folk, jumbo e auditorium, ou outros formatos específicos.

Para quem está começando, estas são opções muito confortáveis para a postura e posicionamento das mãos. Embora não tenham sido criados diretamente para crianças, o tamanho menor do espaçamento entre as casas facilitas a vida dos mais novos.

Outras vantagens são a facilidade de armazenamento em casa e praticidade no transporte, tornando-os ótimos companheiros de viagem.

Os modelos Mini e Baby são mais comumente encontrados com encordoamento de aço, nas versões acústica e elétrica.

Violão folk

Pessoa tocando violão folk

Dos modelos que vamos indicar nessa lista, esse é o que pode gerar mais dificuldades de adaptação.

O violão folk possui um corpo consideravelmente grande podendo ser desconfortável no início. Além disso, suas cordas devem ser, obrigatoriamente, de aço.

Contudo a junção desses dois fatores resulta em um som potente e encorpado, muito gostoso de ouvir.

A razão para colocarmos esse violão como indicação para iniciantes é que quem está começando precisa de motivação.

Então, se as músicas pelas quais você é apaixonado são comumente tocadas em violões folk, o ânimo de tocar te ajudará bastante nos momentos difíceis da aprendizagem!

Agora ficou mais fácil decidir qual é o melhor violão para iniciantes. Se você já toca guitarra e tem certa mobilidade técnica, vale a pena se aventurar nos modelos mais arrojados.

Porém, se ainda não sabe tocar, a sugestão é experimentar o violão clássico para ganhar mais mobilidade e conhecer o universo desse instrumento. Mas, lembre-se de que tudo depende do seu objetivo.

Por fim, não se esqueça de adquirir seu violão em uma loja especializada, como a BHGuitar, que oferece inúmeras opções para todas as necessidades, gostos e bolsos. Visite a nossa loja virtual e veja as nossas ofertas!